Estar cansado, mas incapaz de dormir

Você está muito cansado, mas não consegue dormir? Fadiga e sonolência são duas coisas diferentes, mas muitas vezes são confusas. Você pode estar muito cansado, mas ainda tem problemas para adormecer. Por outro lado, há também: existem pessoas que podem cochilar em todos os lugares, apesar de uma boa noite de sono. Neste artigo, você pode ler mais sobre a diferença entre fadiga e sonolência.

A diferença entre fadiga e sonolência

A fadiga é um sentimento persistente de exaustão, o que significa que a capacidade de esforço físico e mental é inferior ao nível usual. É claro que a própria vida se torna difícil quando seu corpo está cansado demais para se mover e seu cérebro está cansado demais para pensar. A menos que você também sofra de distúrbios do sono, a fadiga geralmente não é acompanhada por sonolência diurna excessiva, o que faz com que você adormeça sem querer. Para se recuperar da fadiga, você deve descansar, não apenas dormir. A fadiga, portanto, tem a ver com o seu nível de energia e estado mental.

Fadiga extrema

Se o seu cansaço não passar e se você se sentir cansado por um longo tempo, apesar de descansar o suficiente, pode haver mais. Portanto, entre em contato com seu médico se você se sentir muito cansado por um longo tempo.

A fadiga pode ter muitas causas. Mencionamos algumas causas de fadiga:

  • depressão / burnout
  • anemia
  • anormalidades da tireóide
  • problemas cardíacos
  • Doença de Pfeiffer
  • muito pouco sono
  • comida pouco saudável
  • falta de higiene do sono
  • apneia do sono
  • narcolepsia
  • síndrome de fadiga crônica
  • reações alérgicas
  • anormalidades hormonais
  • diabetes
  • infecções por herpes
  • pernas inquietas
  • uso de drogas
  • turno de trabalho
  • jet lag

Sonolência

A sonolência normalmente funciona como o sinal de que seu corpo vai adormecer. Normalmente, a sonolência faz parte do funcionamento fisiológico saudável e depende de quão bem você dormiu na noite anterior, do ritmo circadiano e das circunstâncias. Por exemplo, você fica com sono mais rápido quando realiza um trabalho chato e monótono, quando está quente ou quando seu corpo esfria. Você pode sentir sono mesmo depois de comer.

Sonolência excessiva

Há sonolência anormal ou excessiva quando você adormece em momentos inconvenientes ou precisa lutar para permanecer acordado. Se isso ocorrer por mais de alguns meses, a sonolência é considerada crônica e anormal. No mundo da medicina, esses sintomas são referidos como ” sonolência diurna excessiva ” ou “hipersonia”. Em inglês, eles falam de sonolência diurna excessiva (SDE). Sonolência diurna excessiva é definida como a incapacidade de permanecer acordada durante o dia, resultando em ataques não intencionais e incontroláveis ​​do sono.

Às vezes, um distúrbio do sono tais como narcolepsia ou apnéia do sono provoca excessiva diurna com sono. Os sintomas de ataques de sono diurnos não devem ser ignorados. Pode resultar em uma qualidade de vida reduzida e está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas, derrame e até um risco aumentado de morte. Portanto, visite um médico se você costuma cochilar involuntariamente durante o dia.

Teste de sonolência

A gravidade da sonolência diurna pode ser estimada usando um pequeno questionário padronizado chamado Epworth Sleepiness Scale. Uma pontuação maior ou igual a 10 significa que é provável que alguém esteja excessivamente sonolento durante o dia. 

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Estar cansado, mas incapaz de dormir

Se você está cansado, mas não consegue dormir, geralmente é porque tem dificuldade em relaxar espiritualmente. Talvez você tenha mais estresse do que o normal. Você está preocupado com algo ou está ansioso por algo que está para acontecer amanhã? Em suma, emoções que garantem que haja muito hormônio do estresse no sangue.

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