sexta-feira, 3 de junho de 2016

Representantes de EFAs participam da Etapa Nacional da 2ª CNATER

Dezenas de representantes do movimento das Escolas Família Agrícola (EFA) participaram como delegados da etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª CNATER), realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF entre os dias 31 de maio e 03 de junho de 2016*.
O processo da 2ª CNATER chegou ao fim após ampla mobilização, que somou 40 mil participantes do rural brasileiro. As delegações homologaram as 30 propostas para o documento final do evento. Os delegados e delegadas também aprovaram a carta final, que reforça o posicionamento do pleno sobre a conjuntura não só do processo da Conferência, como do cenário político atual no país.
Durante a cerimônia, o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, do governo Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho apresentou uma breve análise sobre a participação social no Brasil. “A sociedade brasileira hoje é outra. O fato de nós termos construído, ao longo dos anos, a capacidade da organização popular é a prova que esse projeto político vale a pena”, afirmou.
Para Gilberto, as crises políticas mundiais, muitas vezes resultam em um processo de evolução democrática. “A história aponta diversas crises políticas que foram fundamentais para o processo democrático no mundo. A nossa luta no Brasil deixa sinais claros de que a sociedade mudou. Somos mais fortes, difícil de aceitar rupturas com a democracia”, disse.
De acordo com Alessandra Lunas, presidenta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), o momento é de afirmar os direitos da população do meio rural. “A Conferência é prova concreta da força da participação social” disse.
Ao final da plenária, os delegados realizaram o gesto simbólico de levantar os crachás para homologarem as 30 propostas aprovadas. Das propostas, 7 foram para as mulheres, 4 para os povos de comunidades tradicionais e 4 para a juventude. O documento vai nortear a política de ATER no governo federal para os próximos anos.

DOCUMENTO FINAL - 30 PROPOSTAS 2ª CNATER

CARTA POLÍTICA 2ª CNATER

* Texto extraído da página oficial da 2ª CNATER.

0 comentários:

Postar um comentário