quinta-feira, 19 de maio de 2016

Educadores das EFAs do Maranhão se formam pela UFMA

No dia 12 de maio foi realizada a cerimônia de colação de grau dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo de Bacabal-MA da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, que ingressaram em 2009 e 2010 por meio do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), do Ministério da Educação.
Trinta formandos das áreas de Ciências Agrárias e de Ciências da Natureza e Matemática, da turma “Profa. Dra. Cacilda Rodrigues Cavalcanti” receberam o grau da reitora Nair Portela. O programa é viabilizado no Maranhão a partir de uma parceria iniciada em 2008 entre a Supervisão da Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação, o Comitê Estadual da Educação do Campo e a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão.
Os cursos integram a política de qualificação docente do Governo Federal e têm como objetivo propiciar formação de nível superior para professores que atuam na educação do campo, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da educação do Maranhão e, portanto, dos índices educacionais de cada município.
As graduações atenderam os professores que estão trabalhando nas escolas de educação básica do campo e que ainda não tinham a formação superior. Foram aqueles que concluíram o ensino médio nas Escolas Famílias Agrícolas ou nas Casas Familiares Rurais; e/ou os jovens que residem em assentamentos.
A coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Diana Costa Diniz, considerou o momento como o batismo da educação do campo. “Este momento é de fundamental importância para a luta que se trava em todo o país por uma educação do campo, em particular, para o Maranhão que possui índices elevados de exclusão social”, contou a coordenadora.
A reitora Nair Portela destacou a importância da solenidade aos professores, que se empenharam para trazer esse curso ao Maranhão. “É na dificuldade que se constrói os caminhos e que aprendemos a vencer os problemas nos solidarizando uns com os outros. Não devemos nos esquecer da dificuldade de levar a informação ao campo e desejo que, através desses cursos, essa distância diminua cada vez mais. Sabemos que temos muito ainda que conquistar, mas com a ajuda de vocês essa realidade será mais presente”, declarou.
A diretoria e assessoria pedagógica da UAEFAMA - União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão estiveram presentes neste importante momento para as EFAs do Maranhão. 

Com informações da UFMA.

AJUDE A MANTER O TRABALHO DE ARTICULAÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO BRASIL. ACESSE E COLABORE COM NOSSA LUTA.

0 comentários:

Postar um comentário