sexta-feira, 25 de março de 2016

EFA de Marabá e Organizações promoveram Seminário sobre Pedagogia da Alternância

Aconteceu na sexta-feira (18), a partir das 20:00 horas a Abertura do Seminário: história, desafios e perspectivas da Pedagogia da Alternância na Região Sudeste do Pará, na EFA Padre Humberto Pietogrande, localizada na Rodovia Transamazônica km 23 – Marabá (sentido Itupiranga). 
Coordenada pelo o educador Yank Torres (EFA) participaram da Mesa de Abertura: o Secretário Municipal de Educação Pedro Souza, o Reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro, o coordenador de Ensino do Campo da SEMED Ueslei Nascimento, o Diretor do IFPA Campus Rural Manuel Fábio, o Professor Orlando Nobre Souza (UFPA), o professor Orlando Moraes (4ª URE/SEDUC), o Supervisor Regional da Embrapa Daniel Mangas, o diretor da FETRAF Sebastião Alves de Souza, chefe de Unidade do INCRA Neudilan Bezerra, o presidente da Associação dos/as Agricultores/as Familiares do PA Grande Vitória Antonio Rodrigues da Rocha “Mineiro” e a Coordenadora da EFA Vanalda Araújo.
No sábado (19), iniciou às 09:00 horas a Mesa: “As origens da EFA da Região de Marabá” sob a coordenação de Neudilan Bezerra teve como palestrantes Emannuel Wambergue (bolsista NEDETER/Unifesspa), Damião Santos (pedagogo EFA/EMATER), Manuel Fábio (Diretor IFPA - Campus Rural) , o Orlando Nobre Souza (Professor-Pesquisador UFPA). Todos têm relações históricas com EFA assumiram o desafio de um projeto de sistematização e digitalização dos documentos tendo como perspectiva a construção da memória da EFA associada a “saga dos/as posseiros/as” da Região Araguaia-Tocantins. Entre tantas personagens lembradas, destacam o professor Jean Hébette e o sindicalista Almir Ferreira Barros. A professora Júlia Furtado técnica do Conselho Municipal de Educação presenciou as palestras visando colher elementos para legalização da EFA.
A equipe de educadores/as (monitores/as) da EFA Padre Humberto Pietogrande organizou uma exposição com recortes de jornais e documentos que retratou os 20 anos da EFA da Região de Marabá, ao longo do evento os participantes colaboraram com fotos e informações. A composição e sistematização da história continuam. 
No âmbito do painel EFA: uma história contada pelos/as protagonistas. A primeira apresentação coordenada pelo educador Rafael Soares teve como relator o extensionista rural Aguiberto Alves “Zico” que apresentou um memorial de sua trajetória na EFA de 2001 a 2008. Os professores do IFPA Dalcione Lima e Marcos Leite parabenizaram a realização do evento. 
As apresentações seguiram sob a coordenação dos próprios egressos que por turmas (ensino fundamental, ensino médio e profissional) lembraram momentos históricos de 1996 até 2016. No decorrer algumas homenagens póstumas (Wanderlei, Elizaldo, Adauto, Gilliarde...). Foi apresentada uma proposta de comemorar os 10 anos de formação do EMEP I. Também a primeira turma do ensino fundamental pretende reunir os pioneiros.
O educador Yank Torres (EFA) leu a carta enviada pela UNEFAB, diz um trecho “Saudamos jovens, agricultores/agricultoras, lideranças comunitárias, entes públicos e educadores/educadoras, enfim, todos/todas os/as parceiros desta caminhada de desafios e vitórias. Celebrar os 20 anos da Escola Família Agrícola Padre Humberto Pietrogrande é fazer memória da luta de pessoas que acreditaram e que ousaram dizer que outro mundo é possível sim, porque temos muita gente de luta que acredita e aposta nesta possibilidade, e apresenta um caminho concreto de envolvimento da família e da comunidade com a Escola, onde os saberes são intercambiados, servindo de base para a construção de novos aprendizados.”

Uma equipe da EMATER composta pelo supervisor Regional Francisco da Silva Ferreira, José Cristóvão e Léiva Souza participaram da mesa de encerramento e reafirmaram a parceria.
O Seminário encerrou em clima de alegria com uma noite cultural com churrasco, animação musical e licor de jenipapo. No decorrer da noite visitas de famílias de comunidades vizinhas e organizações parceiras, destacamos: Sílvio Silva representando o secretário municipal de agricultura Jorge Bichara e Maicon Rafael (Unimed Sul do Pará).
A atividade do domingo (20) foi adiada. Mas, o projeto está mantido e as articulações continuam sendo realizadas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário de Pesca (SEDAP) e Prefeitura de Itupiranga objetivando a implantação da Escola-Acampamento Professor Jean Hébette (Rodovia Transamazônica km 37 – Itupiranga – PA).

* Texto por Damião Santos/ EFA Marabá.

0 comentários:

Postar um comentário