domingo, 28 de fevereiro de 2016

Encontro discute situação da Educação do Campo e das Escolas Famílias no Amapá

O presidente da UNEFAB, Antonio Baroni, participou neste sábado, dia 27 de fevereiro, em Macapá-AP, juntamente com lideranças e representantes das Escolas Famílias do Amapá, de encontro para discutir a Educação do Campo no Estado.
Baroni foi a convite da senhora Maria da Conceição Magave Miranda, presidenta da Rede das Associações das Escolas Famílias do Amapá (Raefap) e vice-presidenta da UNEFAB.
O objetivo do encontro foi discutir, identificar e consolidar políticas públicas voltadas à educação do campo e outros mecanismos legais de apoio a Pedagogia da Alternância no Estado.
As Escolas Famílias do Amapá tem enfrentado principalmente em relação ao atual governo estadual, dificuldades de negociar parcerias que garantam a manutenção dos trabalhos nesses centros de formação por alternância. Em 2015, as aulas foram paralisadas em duas oportunidades, motivado pela falta de recursos financeiros para manter as escolas.
São reivindicações das EFAs do Amapá:
- Regulamentação da Lei nº 0924/2005, que institui o Programa Estadual de Apoio Técnico Financeiro às Escolas Famílias do Amapá;
- Garantia do acesso ao FUNDEB: LEI 12.695 de 25 de Julho 2012;
- Pagamento do Passivo financeiro doa convênios passados, permitindo assim a Raefap e EFAs a sua regularidade financeira e fiscal.
O encontro foi realizado pela Raefap, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Instituto internacional de Educação do Brasil (IEB). Prefeitos e representante da secretaria estadual de Educação também participaram da atividade.
Durante os dias que está na Raefap, Baroni participa também de atividades de trabalho junto aos colegiados da regional e visita Escolas Famílias do Amapá.

0 comentários:

Postar um comentário