segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

EFAs de Goiás participam da Etapa Temática Estadual ATER para a Juventude Rural

Aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2016, sábado, na Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO), no município de Goiás-GO, a Etapa Temática Estadual: ATER para a Juventude, no âmbito da 2ª Conferência Nacional de ATER (2ª CNATER).
A etapa contou com aproximadamente 100 jovens vindos do meio rural, principalmente estudantes e técnicos egressos das Escolas Famílias Agrícolas do Estado de Goiás (Orizona, Uirapuru e Goiás), estudantes do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG), além de representações do INCRA-GO, Delegacia do MDA-GO, Embrapa e Territórios Rurais do Estado. A secretaria da UNEFAB participou da conferência através de seus servidores Iara Silva (secretária executiva) e Anselmo Lima (auxiliar de secretaria).
Durante a etapa foi realizado um estudo sobre as políticas de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenado por Saulo Reis, da Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com trabalho em grupos por eixo temático, quando aconteceu o depoimento dos jovens e a apresentação de propostas à 2ª CNATER. Foi feita uma firme defesa da necessidade de uma política de ATER pelo viés da Agroecologia e produção saudável de alimentos. Os jovens também criticaram a dificuldade que enfrentam para acesso ao crédito e aos programas governamentais.

A 2ª CNATER tem como lema "ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis" e trabalha em três eixos gerais: 1) Sistema Nacional de ATER - Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; 2) ATER e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e; 3) Formação e Construção de Conhecimentos na ATER. Trabalha também com três eixos transversais: 1) ATER e Mulheres Rurais; 2) ATER e Juventude Rural e; 3) ATER e Povos e Comunidades Tradicionais.
A etapa foi organizada pela Delegacia Estadual do MDA, Escola Família Agrícola de Goiás e Projeto Agente Jovem de ATER.


0 comentários:

Postar um comentário