quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Balanço do trabalho realizado em 2015 pela EFA Dom Fragoso, de Independência/CE

Mesmo diante das dificuldades climáticas encontradas no ano de 2015, a EFA Dom Fragoso prova que trabalha na perspectiva de convivência com o semiárido. Mostrando que não é possível acabar com a seca, mas, conviver com ela*.
Com o esforço da equipe de monitores(as), dos educandos(as) e de suas famílias, a área produtiva da EFA Dom Fragoso conseguiu bons resultados, nesse ano, como por exemplo:
• A implantação de um novo sistema de irrigação na Unidade Demonstrativa Complexo Mandala, utilizando recursos da comercialização de produtos da própria produção (cheiro-verde e alface), tornando-se assim autossustentável.
• A conclusão da reforma e ampliação do refeitório/cozinha e das oficinas de construção e instalações elétricas e hidráulicas, por meio do projeto irradiando saberes no sertão cearense, em parceria com a We World, entidade italiana.
• A construção de um novo aviário, utilizando em média 50% de materiais reutilizáveis na sua implantação, trazendo assim condições adequadas para a avicultura, associada à preservação ambiental.
• A instalação de uma estação metereológica (com recursos do governo do Estado) que permitirá maior precisão nos dados relativos à temperatura, chuvas, umidade do solo, umidade do ar. Emitindo relatório diário relativo ao tempo, que ficará disponível no site: www.cemaden.gov.br
• A conclusão de 90% da construção de um dessalinizador (também com recursos do governo do Estado), que trará como vantagem água de qualidade para o consumo humano e animal.
• Os tanques de reutilização das águas cinzas para a produção, que estão em construção.
Além destes, foram encaminhados projetos para parceiros, dos quais está aprovado o projeto para ampliação da casa do mel, pelo Fundo Nacional da Solidariedade, da CNBB, a ser executado em 2016, visando adequá-la melhor aos padrões SIF.
Todas essas conquistas só aconteceram graças à produção deste ano e de anos anteriores, que tanto serviram como prova para novos investimentos, quanto como retorno financeiro para executá-los.
De agosto a novembro de 2015, a EFA Dom Fragoso produziu, nas unidades ligadas à pecuária: apicultura, avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura e bovinocultura, os produtos (carnes, leite, peles, esterco, mel e cera), o equivalente ao total de R$ 12.750,50 da produção consumida na EFA e comercializada. Já na agricultura e agroindústria produziu: frutas, hortaliças, plantas medicinais, plantas nativas, pães, bolos e tortas, no valor total estimado em R$ 6.843,68, consumido na Escola e comercializado o excedente das hortaliças.
Tudo isso contribuiu muito com a dinâmica da Pedagogia da Alternância, pois cada unidade demonstrativa, instalação ou registro é um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento das aulas práticas e teóricas.
Concluímos este ano de 2015, felizes por tudo que produzimos e esperançosos(as) que em 2016, nosso semiárido seja banhado por muitas chuvas, para que possamos fortalecer a produção.

Gerardo Felício – Coordenador de Campo/EFA Dom Fragoso.


* Texto extraído do Informativo de Dezembro/2015 da EFA Dom Fragoso.

0 comentários:

Postar um comentário