segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Financiamento Público dos CEFFAs foi umas das propostas prioritárias da 3ª Conferência Nacional de Juventude

As representações da juventude rural presentes na etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu em Brasília-DF entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2015, tiveram atuação relevante e conseguiram incluir diversas propostas entre as 90 prioritárias, aprovadas nos Grupos de Trabalho(GTs) e endossadas pela plenária final. Nos eixos EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, TERRITÓRIO E CULTURA, as propostas apresentadas nas etapas territoriais pela juventude rural figuraram entre as prioritárias na etapa nacional.
Nos dias em que ocorreu a etapa nacional da #3ConfJuv, os delegados representantes da juventude rural tiveram uma articulação incansável, permitindo um resultado extremamente satisfatório. A articulação dos movimentos sociais e sindicais do campo, juntamente com delegados de órgãos governamentais e de outros segmentos juvenis, permitiram um resultado final bastante satisfatório.
As pautas das EFAs também receberam destaque no documento final. Além da secretaria executiva da UNEFAB, Iara Ribeiro Silva, as EFAs - Escolas Famílias Agrícolas foram representadas por delegados/delegadas das EFAs de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol (RS) e EFA de Natalândia (MG). Os representantes da rede da UNEFAB conseguiram impor seus anseios nas plenárias. No eixo EDUCAÇÃO, por exemplo, a proposta prioritária (abaixo) foi referente ao financiamento dos CEFFAs:

"43 - Garantir o financiamento público para a manutenção e ampliação das Escolas Famílias Agrícolas, possibilitando ofertar PRONATEC - Campo, trabalhando a pedagogia da alternância, nas esferas estaduais e federais. E implementando uma política de assistência estudantil que garanta bolsa de permanência e transporte escolar para seus estudantes, assim como sejam lançadas ações de implementação de centros de permanência de referência cultural, esporte, lazer e telecomunicações dentro de seus espaços físicos".

Confira as propostas aprovadas pela #3ConfJuv: 
Blocos 1 e 2: http://juventude.gov.br/articles/participatorio/0016/6901/Propostas_Aprovadas_-_Dia_1.pdf
Bloco 3: http://juventude.gov.br/articles/participatorio/0016/6933/RESULTADO_FINAL_PRIORIZA__O_2_DIA.pdf

0 comentários:

Postar um comentário