quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

EFA de Sidrolândia é reconhecida pelo MEC como uma Experiência Educacional Inovadora e Criativa

A EFASIDRO - Escola Família Agrícola de Sidrolândia, de Sidrolândia-MS, está entre as 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, reconhecidas pelo Ministério da Educação como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. Interessado em identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação lançou chamada pública em setembro passado, à qual se apresentaram 682 entidades. A divulgação do resultado da chamada aconteceu dia 22 de dezembro.
Segundo o texto de apresentação à chamada pública, a EFASIDRO é uma escola comunitária de anos finais do ensino fundamental, com 80 estudantes matriculados em 2015. A escola é formada por três eixos: família, escola e estudantes, através da Pedagogia da Alternância. É mantida por uma associação de pais, através de convênios municipais e estaduais. Está localizada no Assentamento do Capão Bonito II e os estudantes vêm dos 24 assentamentos locais. A gestão é coletiva. A direção da escola é escolhida pelos pais, professores e estudantes.
Os estudantes são divididos em grupos para trabalhos diários, como organização e limpeza do espaço físico. Individualmente cada um é responsável pela organização e limpeza de seu quarto, ambiente de estudo, utensílios e ferramentas utilizadas. Utiliza instrumentos pedagógicos diversos, como caderno de alternância, plano de estudos e projetos de pesquisa.
O currículo se organiza de forma dinâmica e integral na interdisciplinaridade dos componentes curriculares do eixo comum em conjunto com as aulas técnicas: agricultura, zootecnia e práticas agrícolas. Articula-se com a Embrapa, Agraer, MST, Fetagri e CUT.
Leia mais acessando a página do MEC.

0 comentários:

Postar um comentário