sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Grupo de Trabalho dos CEFFAs é instituído no MEC e apresenta Plano de Trabalho

No dia 13 de outubro, em solenidade no Ministério da Educação, em Brasília-DF, foi comemorado antecipadamente o Dia do Professor e lançado três Grupos de Trabalho sobre a Educação do Campo. Os GTs fornecerão ao MEC propostas para o fortalecimento das Licenciaturas em Educação do Campo, dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) e contra o fechamento de escolas fora dos centros urbanos.
Durante a comemoração, o secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Paulo Gabriel Nacif, destacou a missão dos educadores e educadoras do Brasil para a qualificação das atividades em sala de aula. “Os professores carregam toda a esperança e carregam, seguramente, esse desafio de transformar, em conjunto com diretores, com técnicos, com alunos e com estudantes, essa sala de aula.”
Um dos focos dos estudos será o fechamento das escolas no meio rural. “Sabemos que o fechamento das escolas do campo é um dos maiores absurdos da nossa contemporaneidade e nós precisamos combater isso de forma efetiva”, disse Nacif. O secretário também destacou a necessidade de se construir critérios técnicos para assegurar a distribuição territorial e espacial das escolas do campo em harmonia com as necessidades da população.
Segundo o presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Antônio Baroni Rocha, os CEFFAs "precisam de apoio para continuar lutando pela educação diferenciada junto da nossa realidade". Rocha acrescentou que essas escolas vem enfrentando muitas dificuldades: "muitas escolas nossas estão sendo ameaçadas de fechar, porque ainda não temos uma sustentabilidade econômica para nos manter".
A solenidade contou, ainda, com a palestra "Ações e Desafios para a Valorização de Professores e Professoras", ministrada pela secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, professora Macaé Evaristo. Também participaram do evento o deputado federal Padre João (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar Mista de Educação do Campo, e o deputado federal Adelmo Leão (PT-MG).
O GT dos CEFFAs, que esteve reunido nos dias 13 e 14 de outubro, construiu um Plano de Trabalho que irá nortear os estudos, discussões e proposições. O mesmo foi formalizado através da portaria nº 100/2015 da SECADI/MEC, de 07/10/2015, publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2015.
O plano de trabalho, discutido por representantes do Ministério e da Rede CEFFA, foi construído a partir da agenda elaborada em novembro/2015, durante o Seminário Nacional da Alternância dos CEFFAs, realizado em Brasília-DF com a participação de representações do MEC, das Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais. O GT deverá reunir novamente ainda neste ano.

0 comentários:

Postar um comentário