terça-feira, 20 de outubro de 2015

AEFAGOIAS: Nasce a Associação da EFAs do Estado de Goiás

Nos dias 13 e 14 de outubro* deste ano 2015 foi realizado o primeiro encontro oficial das três EFAs irmãs do Estado de Goiás (EFAORI – Território Estrada de Ferro, município de Orizona-GO; EFAGO – Território Rio Vermelho, município de Goiás-GO; EFAU – Território Vale do Araguaia, município de Uirapuru-GO). Com o tema “Educação do Campo e as EFAs no Contexto das Políticas Territoriais”, o encontro reuniu representantes das Associações Locais, Equipe Pedagógica, Estudantes e Egressos para realização de um Seminário/Fórum de Educação do Campo e Assembleia de criação da Associação das EFAs do Estado de Goiás.
Em Assembleia da AEFACOT no ano 2012 no município de Itaquiraí-MS, reuniram-se representantes das Escolas dos quatro Estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins). Analisado o contexto, distâncias geográficas, diversidades regionais, dificuldades no diálogo com os Estados, falta de recursos financeiros, ausência de profissionais liberados para articulação etc, definiu-se pela reestruturação da Regional com a proposição de que nos dois anos seguintes a Regional passaria por um processo de reestruturação, caminhando para a criação das Associações Estaduais. 

Muitas reflexões, contratempos em negociações financeiras, tentativas de manter as atividades da Regional, rescisões contratuais, contradições relacionadas à decisão da assembleia quanto ao processo de reestruturação com a finalização da Regional e criação das Associações Estaduais, três assembleias extraordinárias foram realizadas com baixo número de participação, insuficiente para consolidar a decisão de dar fim à Regional.
Nesse meio tempo, 2013,2014, as associações das três EFAs do Estado de Goiás continuaram suas atividades locais, com uma atuação conjunta no Projeto Agente Jovem ATER, no ano de 2015, optou pelo pedido de desfiliação da AEFACOT e organização da Associação Estadual. Foram realizadas duas reuniões com participação das Associações e Equipe Pedagógica na preparação do Seminário e Assembleia, e a partir do trabalho conjunto com o Comitê de Educação do Campo do Estado de Goiás (CECEG), definiu-se por inserir no seminário o fórum do diagnóstico da Educação do Campo no Estado de Goiás. 
Desta forma, numa caminhada de dois anos e meio em análise para tomada de decisões, preparação, estudos, consulta aos parceiros diversos e à própria União das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), no encontro realizado nas instalações da EFAU em Uirapuru-GO, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário DFDA/GO); Comissão Pastoral da Terra (CPT Regional Goiás), Centro de Desenvolvimento da Agroecologia (CEDAC), Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE-Goiás); Comitê de Educação do Campo do Estado de Goiás (CECEG), Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE), entre outros parceiros locais das três EFAs consolidou-se no mês de outubro a constituição da AEFAGOIÁS. 
Na ocasião foi constituída uma Comissão que tratará da regulamentação da ATA e elaboração do Regimento Interno da Associação Estadual e trâmites legais para o pedido de filiação à União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB).

* Texto e fotos por Aparecida Maria Fonseca, Mestre em Educação, Diretora da EFA Orizona-GO.

0 comentários:

Postar um comentário