segunda-feira, 28 de setembro de 2015

EFA de Marabá relata experiência de horta escolar em Congresso de Agroecologia

O IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (9º CBA), que será realizado no período de 28/09 a 1º/10/2015, em Belém-PA, no Hangar, promovido pela Associação Brasileira de agroecologia, com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Universidades, Institutos, Museu e Movimentos Sociais terá em sua programação, relatos de experiências, painéis, feiras, oficinas entre outras atividades. O pedagogo da EMATER e da EFA de Marabá, Damião Santos, apresentará no dia 30 de setembro, a partir da 14h00 no espaço 20 o relato de experiência: “EFA de Marabá: produzindo conhecimentos e alimentos agroecológicos”. 
A EFA tem como objetivo geral proporcionar uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) para agricultores/as, de forma participativa e integrada entre Escola, Família e Comunidade fundamentada na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola (EFA) e nos princípios da Educação do Campo.
“A horta da EFA foi uma experiência exitosa de produção de diversas hortaliças: cebolinha, coentro, alface, tomate, jiló, abóbora, couve, pepino, quiabo. Além do aspecto alimentar que enriqueceu o cardápio da escola, no aspecto pedagógico, podemos destacar como outro resultado, os/as alunos/as aprenderam na teoria e na prática que é possível produzir uma série de verduras e legumes numa área pequena sem uso de agrotóxicos. A horta é o principal cartão postal da EFA faz parte de conjunto de Unidades Produtivas e Educativas (UPE´s) da EFA: avicultura, piscicultura, suinocultura, bovinocultura e produção de mudas. Que estão em processo de implantação” conforme explica Damião Santos (EMATER).
O estudante Jefferson Fernandes (9º ano do Ensino Fundamental/EFA) diz “este projeto é muito importante para nossa escola, porque ele ajuda no conhecimento e na alimentação, e também levamos conhecimento para casa e trazemos de lá. É muito importante ajuda nós não usarmos agrotóxicos, tudo natural.”
Os engenheiros agrônomos da EMATER: Genival Reis, Carlos Eduardo e Weberson Rocha deram palestras e orientações técnicas sobre criação de aves e peixes. O atual supervisor regional de Marabá Francisco da Silva Ferreira “França” já visitou a EFA e assegurou continuidade do apoio da EMATER ao projeto de educação do campo.

0 comentários:

Postar um comentário