quinta-feira, 11 de junho de 2015

AEFARO comemora garantia de recursos do FUNDEB para as EFAs

A Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (AEFARO) e suas EFAs filiadas receberam do Governo do Estado a garantia da destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para as EFAs de Rondônia no valor de R$ 4.044 por aluno.
Essa era uma das principais reivindicações destas escolas que trabalham a pedagogia da alternância e que necessitam de apoio para a manutenção da qualidade do ensino aos seus alunos agricultores familiares. A demanda da AEFARO e das EFAs vinha sendo assistida pelas organizações sindicais do campo, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e pelo deputado Lazinho da FETAGRO, que compreendem a importância destas instituições para a aplicação de uma educação do campo de qualidade e contextualizada.
A garantia do repasse do recurso foi confirmada pela secretária estadual de Educação, Fátima Gaviolli, em reunião realizada na última segunda-feira (08 de junho), entre secretária, técnicos da secretaria, representantes da AEFARO e EFAs, da FETAGRO e assessoria do deputado. O aporte será repassado em forma de convênio com pagamento em quatro parcelas.
De acordo com o secretário executivo da AEFARO Revelino Freitas, o momento é de comemoração e agradecimentos. “Nossa situação nos levava para o fechamento das escolas. Esse recurso era imprescindível. Por isso recorremos aos nossos apoiadores de sempre para juntos somarmos forças e garantirmos a manutenção das escolas e de nossos alunos”.
Está marcada para o próximo dia 17, nova reunião com a Seduc, em continuidade à viabilização do repasse com a celebração do convênio. Na ocasião será apresentado pela AEFARO o plano de trabalho e deverá ser confirmado o pagamento das duas primeiras parcelas do recurso.

* Fonte da Notícia: Jaru On Line.

0 comentários:

Postar um comentário