quinta-feira, 19 de março de 2015

Solenidade de Inauguração da EFAR de Brotas de Macaúbas

No dia 16 de março, quarenta anos depois que a Escola Comunidade Rural foi fundada no município de Brotas de Macaúbas-BA, Guiomar, Presidente da Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Região (ADECORBRE) deu início a solenidade de inauguração da Escola Família Agrícola Regional (EFAR) que foi marcada por muita emoção aos que estiveram presentes no pátio da Casa Santo Afonso. Movido por esse sentimento, Thierry De Burghgrave, um dos fundadores da Escola Comunidade Rural na década de 1970, hoje como um dos principais colaboradores do projeto, contou um pouco de como surgiu a EFA no mundo. Nessa primeira etapa, a Escola conta com a participação de vinte e cinco alunos dos municípios de Brotas, Ipupiara e Oliveira dos Brejinhos e o curso terá duração de quatro anos.
O evento teve a participação de lideranças políticas e religiosas dos três municípios, além de monitores da EFA de Sobradinho e da direção da REFAISA. Dentre várias pessoas que fizeram uso da palavra, Juraci da comunidade de Alvorada, egresso da escola, chamou atenção para a importância do projeto e disse que através da agricultura familiar é possível não apenas sobreviver no semiárido brasileiro mas também viver bem e relatou a importância do projeto em sua formação profissional e familiar. José Lima, atual presidente da Fundação João Cristiano (Casa Santo Afonso), lembrou que essa Escola era um sonho do saudoso Monsenhor João Cristiano e pediu que os alunos fizessem bom uso do espaço onde a o curso será realizado.
Além de Thierry (assessor da UNEFAB há algumas décadas e um dos principais teóricos do movimento no Brasil), o evento contou ainda com a presença de pessoas de importância histórica como Tercina, Generosa, Otávio da Mata, Raimundo Porto que participaram da Escola Comunidade Rural, além de Dona Dezi, cozinheira da época. A solenidade terminou com a apresentação da atual diretoria, juntamente com monitores, professores, alunos e pais que foram apresentados ao público presente.
O presidente da UNEFAB, Antônio Baroni, enviou mensagem em nome da entidade, parabenizando a comunidade por este grande momento. Abaixo, segue a mensagem em sua íntegra.

Orizona, 16 de março de 2015

“...Nada causa mais horror à ordem do que homens e mulheres que sonham.
Nós sonhamos. E organizamos o sonho.”
(Pedro Tierra).
           
 Prezados companheiros e companheiras,

É com muita alegria que a UNEFAB vos saúda, neste dia tão importante que marca a luta das Escolas Famílias Agrícolas no estado da Bahia e do Brasil. Para nós que cuidamos da organização nacional que congrega todas as EFAs do Brasil, é motivo de muita alegria e orgulho ver mais uma EFA nascer neste chão, duro e seco na seca, florido nas estações chuvosas, mas que não nega o pão para seus filhos e filhas, conforme Dom Frei Luiz Cappio.
Bahia e Brotas de Macaúbas mais uma vez dão as suas relevantes contribuições para o movimento das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Este é um chão fecundo para a Pedagogia da Alternância e da contínua luta em defesa da Educação do Campo. Assim como na coragem e persistência do sertanejo, que ousa mais uma vez lavrar o chão e novamente cultivar a semente, é possível prever neste momento a farta colheita do conhecimento e a emancipação social de jovens e de suas famílias que sonham e organizam juntos este projeto de transformação.
Celebrar o nascimento (ou re-nascimento) da EFAR – Escola Família Agrícola Regional de Brotas de Macaúbas neste 16 de março de 2015 é dizer que outro mundo é possível sim, porque temos muita gente de luta que acredita e aposta nesta possibilidade, e apresenta um caminho concreto de envolvimento da família e da comunidade com a Escola, onde os saberes são intercambiados, servindo de base para a construção de novos aprendizados.
Cada vez que vemos este momento repetindo, significa dizer que a nossa ideia de assumir uma escola diferente com uma pedagogia alternativa, que chamamos de Pedagogia da Alternância, que valoriza os nossos saberes, os saberes da terra e os saberes da vida, deu certo, e que gera novos frutos a cada dia.
Sabemos que na véspera desta aula inaugural, a ansiedade era muito grande, mas o momento chegou. Saudamos a todos e todas que participaram desse importante processo, duradouro e ousado, mas que agora recompensa a luta empreendida. Parabenizamos a ADECORBRE - Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Região e aos parceiros que comungam desta luta e caminham junto com as famílias, com a juventude, com os/as educadores/as e demais atores e atrizes desta construção, assumindo corajosamente esta empreitada.
Aos jovens que inauguram esta casa, vocês terão muita coisa boa para viver, muitos caminhos para percorrer e também muitos desafios para superar e esta nas mãos de vocês o sucesso deste bonito projeto, cultivados pelas mãos de vossas famílias. Por isso, participem, vivam intensamente esse projeto e sejam protagonista dessa história que continua em Brotas de Macaúbas e toda região. A recompensa virá a cada dia, após o nascer do Sol.
Por fim, desejamos a todos e todas que celebrem com entusiasmo este momento histórico.
           
Um grande abraço a todos e todas.

Atenciosamente,

Antônio Baroni Rocha
Presidente

* Texto extraído do Portal Brotas News. Veja mais imagens do evento clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário