terça-feira, 19 de maio de 2015

EFAs do Estado de Goiás Participam da Feira Agro Centro-Oeste Familiar

Ocorreu de 13 a 16 de maio, no Campus Samambaia da UFG - Universidade Federal de Goiás, a 13ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar. Neste ano, a tradicional feira foi resultado da parceria entre 23 instituições da área e a Universidade Federal de Goiás. O evento possui o papel de promover e apoiar a agricultura familiar, além de disponibilizar espaços de diálogos sobre assuntos de interesse deste público ligado ao meio rural.
Nesta edição, a feira apresentou 38 stands de cooperativas e organizações de vários cantos do país, que expõem seus produtos e serviços. Estiveram presentes expositores de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Sergipe e Rio Grande do Sul, além dos de Goiás. A feira contou também com minicursos e oficinas que foram desenvolvidos durante os quatro dias do evento. Seminários, Dia de Campo, Mini-Fazenda e Mostra Tecnológica foram algumas outras atrações da Agro Centro-Oeste.
A Feira foi aberta oficialmente na tarde de quarta-feira (13) com a apresentação das fiandeiras de Hidrolândia, que demonstraram no palco a tradição do manejo do algodão, da colheita à produção dos tecidos, acompanhada de uma apresentação musical.
Na abertura oficial, representantes das organizações responsáveis pelo evento falaram sobre a importância da exposição para a agricultura familiar. Gabriel Medina, professor de Agronomia da UFG e coordenador do evento, apresentou a programação e fez os agradecimentos aos parceiros. E finalizou sua fala deixando um recado aos visitantes: “O espaço é nosso. Façam bom uso e sintam-se em casa.”
As três Escolas Famílias Agrícolas do estado de Goiás (instaladas na Cidade de Goiás, em Orizona e Uirapuru) estiveram presentes no evento com várias atividades: exposição da produção das famílias dos estudantes; apresentações culturais; minicursos e oficinas ministradas por técnicos das escolas; Seminário de Educação do Campo e o Encontro de Técnicos do Meio Rural, que ocorreu durante o evento. Além disso, os estudantes das EFAs participaram do evento e puderam desfrutar de todas as atividades promovidas na feira.

* Texto elaborado por Marluce Corrêa, egressa da EFA de Orizona e estudante de jornalismo pela PUC-GO. O texto foi publicado originalmente aqui.

0 comentários:

Postar um comentário