segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Parceria entre UNEFAB e DISOP permite realização do Seminário Nacional de Inclusão Digital

Através da parceria entre o Instituto de Cooperação Belgo-Brasileira para o Desenvolvimento Social – DISOP Brasil e o DISOP Belga, foi realizado o Seminário Nacional de Histórias Digitais da UNEFAB. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Formação e Reflexão do MEPES, em Piúma-ES. Estavam presentes os membros da Diretoria Executiva, Secretaria e Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB.
A atividade foi facilitada pelo representante do DISOP Belga, Bart Vetsuypens, e teve como objetivo apresentar e avaliar o potencial de aplicabilidade da metodologia das Histórias Digitais pelas organizações que o DISOP Belga apoia no Brasil. As histórias digitais são ferramentas simples que possibilitam a visibilidade de fatos, movimentos e vidas que refletem sobre temas delicados ou iniciativas positivas para mudanças sociais.

Além de servir como ferramenta pedagógica nas salas de aula, as narrativas digitais servem também para sensibilizar e mobilizar públicos a refletirem sobre determinado tema, que muitas vezes é comum em outras partes do mundo. “Estas narrativas feitas através das tecnologias de informação e comunicação possibilitam um fantástico intercâmbio de experiências.




Durante o Seminário, os participantes conheceram os passos para a montagem das histórias, pensaram em temas que poderiam ser explorados com base na realidade de cada região, sistematizaram possíveis problemas para o desenvolvimento da metodologia e os indicadores que poderiam ser utilizados para mensurar os impactos das produções das histórias digitais.
A proposta é que seja constituída uma plataforma nacional e internacional onde serão compartilhadas as histórias digitais. Serão realizadas entre 2015 e 2016 três oficinas sobre histórias digitais para preparar multiplicadores para motivar a produção nos diversos regionais e escolas.

Reunião da EPN e Diretoria Executiva

Nos dias 17 e 18 de setembro, após a realização do Seminário, a Equipe Pedagógica Nacional (EPN) e diretoria executiva da UNEFAB estiveram reunidas no mesmo local, quando discutiram sobre assuntos relevantes da realidade do movimento. Entre os pontos, foi feita uma revisão do Plano de Ação 2014-2018 da UNEFAB, discutida a elaboração de projetos e questões referentes à parte financeira da entidade e da rede das Escolas Famílias Agrícolas. 

Fotos: UNEFAB/ Bart Vetsuypens

0 comentários:

Postar um comentário