quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Jovens representantes das EFAs participam de Encontro Nacional das Juventudes dos Territórios

Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto aconteceu, na Cidade de Itamaracá-PE, o Encontro Nacional das Juventudes dos Territórios, evento que reuniu cerca 100 jovens representantes de várias entidades como CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), PJR (Pastoral da Juventude Rural), CEFFAs (Centros Familiares de Formação por Alternância), entre outras. Dos CEFFAs participaram nove jovens, representando as Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB) e Casas Familiares Rurais (ARCAFAR Sul e Norte/Nordeste).
O encontro teve como principal objetivo reunir os jovens dos mais diversos lugares do país para pautarem suas prioridades na construção de um diálogo com o governo acerca das questões que envolvem as juventudes do campo, assim como as políticas públicas de acesso à terra e de permanência do jovem no meio Rural com acesso à educação de qualidade, Saúde, transporte público e geração de renda.
Para dialogar com os jovens presentes, o evento contou com a participação da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, que pautou as ações de promoção das políticas publicas para a juventude e dos programas executados pela Secretaria. O programa Juventude Viva, voltado para o combate a violência contra a juventude Negra, esteve na pauta. Dentro do diálogo, os jovens perguntaram como a Secretaria trabalha com a juventude negra LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, e Transgênero). Em resposta, Severine Macedo alegou que a Secretaria vem trabalhando nesta linha dentro do programa e acompanhando também a juventude Negra LGBTTT, mas que não existe uma política específica e que o programa abrange o publico como um todo.
O Secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, também esteve presente e falou dos avanços, desafios e metas a serem traçadas dentro dos territórios, como o acesso à terra pela juventude do campo através do PRONAF Jovem, que os Jovens tem tantas dificuldades para acessar. A Secretária de Desenvolvimento Territorial, Andreia Butto, também dialogou com as juventudes presentes priorizando as políticas publicas de desenvolvimento territorial, falando sobre as parcerias estabelecidas entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial) com os governos estaduais e municipais e demais órgãos públicos, para maior efetivação de políticas de desenvolvimento dos territórios e fortalecimento dos comitês de juventudes, os quais os jovens criam mas não conseguem manter pois, na maioria das vezes, as políticas não garantam a participação e efetivação das juventudes nesse processo.

Após o dialogo com o governo, os jovens se reuniram por regiões: Nordeste, Centro Oeste, Sudeste, Norte e Sul com a finalidade de debater e ampliar a Plataforma das Juventudes do Nordeste, fruto de nove Intercâmbios Estaduais de juventude ocorridos no Nordeste, entre 2010/2011, e atualizada no Intercâmbio Inter-regional realizado em abril de 2014. A partir da articulação das cinco regiões do País, tornou-se uma plataforma nacional em que as juventudes elencaram as prioridades de políticas publicas que priorizem a realidade do/as jovens Rurais de cada um dos territórios ali representados.

Texto: por Getúlio Roberto, via Sabiá Centro de Desenvolvimento Agroecológico.

0 comentários:

Postar um comentário