sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Espaço Poesia: Coletânea Poética da Escola Família Agrícola Paulo Freire

Durante o ano de 2013, foi realizado na Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), localizado na comunidade de Boa Cama, Município de Acaiaca-MG, na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, o processo de incentivo a leitura e escrita através da poesia. Nesse ano foi realizado o “Espaço Poesia”, projeto cultural ligado a biblioteca da escola, no qual estimularam os estudantes, monitores e comunidade a registrarem no papel seus sentimentos, angústias e alegrias através da escrita de poesias.
As dezenas de poesias escritas, foram expostas em um varal localizado em um dos corredores da escola, sendo renovado a partir do momento em que iam surgindo novas composições. Essas expressões também eram lidas durante a mística na escola, que é um dos instrumentos da Pedagogia da Alternância. 
Como um dos resultados desse momento, no mês de maio, foi realizado na praça do centro de Acaiaca, o I Sarau de Poesia organizado pela EFAP que contou com a exposição de poesias de autores diversos e da própria autoria dos estudantes. Um dos objetivos do Sarau foi de intervir na praça re-significando o lugar enquanto um espaço de encontro de pessoas e de ações culturais, uma vez que as praças muitas vezes estão se tornando apenas um lugar de passagem. 
Essa primeira coletânea* pretende divulgar essa atividade e incentivar a cultura poética para que essa seja multiplicada.


*Texto extraído da Apresentação do Livro Espaço Poesia, feita pelo professor Luiz Henrique, monitor da EFA Paulo Freire.

1 comentários:

  1. Estão abertas as inscrições para o 25º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos.

    ​Inscreva-se no 25º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos:
    ​https://goo.gl/forms/4VEVrfCf0bhh​​tFPl2as​

    ResponderExcluir