quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EFA de Santa Cruz do Sul recebe Governador Tarso Genro

Na abertura do ano letivo de 2014, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), participou de atividades na EFASC - Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. No dia 24 de fevereiro, o chefe do Executivo Estadual almoçou com jovens agricultores na Escola Família Agrícola para celebrar os cinco anos da instituição, constituída por uma associação agricultores familiares que se reúnem para garantir aos filhos a possibilidade de acesso a uma educação no campo diferenciada.
"Esta iniciativa é motivo de orgulho para o Estado e o nosso Governo tem o dever de apoiar e multiplicar recursos para experiências como esta", disse Tarso ao destacar que a raiz da sua formação é também a escola agrotécnica e que o aprendizado tem influência na sua vida até hoje. O governador ressaltou que vivemos em um mundo regulado pelo grande capital financeiro especulativo, e que devemos fortalecer a agricultura familiar, camponesa, para ocupar os mais de 52% das terras agricultáveis do país. 
"Quem produz saúde a partir da alimentação são vocês e temos que fortalecer este conceito agroalimentar. Alimentos sadios só podem ser feitos pela agricultura familiar e cooperativas, seja de maneira organizada ou individual", afirmou o governador. 
O presidente da Associação Gaúcha pró-escolas Famílias Agrícolas, Elton Roberto Hein, lembrou que o Bolsa Jovem já é uma vitória da parceria com o governo estadual que tem se comprometido com a agricultura familiar. "Muito ainda deve ser feito, mas este governo já demonstrou o comprometimento que tem com aqueles que vivem da terra e querem continuar nela". 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, destacou que a experiência começou com dificuldade, mas hoje é vitoriosa. "É um orgulho, no Ano Internacional da Agricultura Familiar, poder contribuir cada vez mais como parceiros de projetos como este. Esta escola é um exemplo, pois se dedica à agricultura familiar do futuro. É muito bom poder contribuir com a formação de mão-de-obra do campo", disse. 
As EFAs estão atuando em mais de 25 municípios do Estado, agregando a família agricultora em prol da educação do campo, na construção de projetos produtos, que contribuem para a permanência do jovem na roça, com qualidade de vida e sustentabilidade no campo. Após almoço com os jovens o governador reuniu-se com a coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). 

Texto: SDR-RS/ Daiane Roldão.

0 comentários:

Postar um comentário