quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UNEFAB inicia XI Assembleia Geral e aprova Plano de Ação

A UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil iniciou nesta quinta-feira, 19 de setembro, a sua XI Assembleia Geral, declarada aberta pelo presidente Antônio Baroni Rocha reforçou que o principal objetivo é a organização administrativa e social da entidade.
Pela manhã foi desenvolvido o painel “Os caminhos das EFAs – princípios, desafios e avanços” tendo como mediadora Aparecida Maria Fonseca (Equipe Pedagógica Nacional/EPN da UNEFAB), foi um trabalho de grupo envolvendo: jovens, agricultores/as, monitores/as que apresentaram contribuições para o plano de ação.
Idalino Firmino dos Santos da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB mediou à construção do Plano de Ação Estratégico UNEFAB a partir do marco lógico de forma participativa levando em conta os eixos: associativo, pedagógico, administrativo, econômico-financeiro e político, em níveis nacional, regional e local.
As principais ações aprovadas para os próximos cinco anos (2014–2018) foram: plano de formação para os dirigentes das associações das EFAs; regularização das entidades mantenedoras; promover a formação inicial e continuada dos/as monitores/as para garantir a qualidade do plano de formação fundamentado na Pedagogia da Alternância; reconhecimento da profissão de monitor/a no CBO - Código Brasileiro de Ocupações; constituição da Equipe Pedagógica Nacional/EPN para atuar em conjunto com a Secretaria Executiva e Diretoria; manter as publicações (revista e livros) em parceria com a EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidades e outras instituições; criação do Instituto Pedagógico Nacional; construção da sede própria na cidade Orizona em parceria com Prefeitura local e na perspectiva de captação de recursos por emendas parlamentares; elaboração de projetos para captação de recursos, com utilização de plano de marketing, articulação de parcerias com os governos para garantir o financiamento das EFAs como uma política pública e melhorar a organização da contribuição social;
Foi reafirmada a identidade da EFA - Escola Família Agrícola, continua a possibilidade de um fórum permanente e informal dos CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância para uma articulação de políticas públicas em nível nacional.
Foi nomeada a Comissão Eleitoral: João Paulo Reis Costa, Rodrigo Tardin e Edilson Alves Dias. Os cantores populares Antônio Baiano, Gilmar Oliveira, Antônio Carlos Gomes Júlio Paixão foram responsáveis pela equipe de animação com místicas, músicas e dinâmicas durante todos os momentos do evento.

Matéria produzida pela Equipe de Comunicação da UNEFAB com fotos de Antônio Carlos Gomes.

0 comentários: