quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Segundo dia de Congresso tem Ato Político e Lançamento de Livros na Câmara dos Deputados

A União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) reunida no segundo dia (18) do IV Congresso  Nacional das Escolas Famílias Agrícolas desenvolveu no período da manhã o painel “A Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo”, tendo como as palestrantes os educadores Luiz Peixoto, Paolo Nosella, Edson Marcos Anhaia e João Batista Begnami. A moderação foi feita pelo membro da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB, Joel Duarte Benísio.
Este encontro conta com a participação de representação os estados do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Amapá e Pará. Tem como objetivo geral debate em torno de estratégias do desenvolvimento e consolidação institucional do movimento EFA e o papel da Pedagogia da Alternância no aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas em prol da educação do campo e da agricultura familiar/camponesa agroecológica no Brasil.
No Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados em Brasília foi realizado na parte da tarde o Ato Político: “Pedagogia da Alternância como política pública de educação do campo e sustentabilidade”. Coordenado pela Frente Parlamentar pela Educação do Campo, que tem como presidente o deputado federal Pe. João. Contou com a presença de vários/as deputados/as federais que declararam apoio às EFAs do Brasil: Fátima Bezerra (RN), Pe. Tom (RO), Anselmo de Jesus (RO), Leonardo Monteiro (MG), Nilmário Miranda (MG), Ireny Lopes (ES), Luci (SC), Marcon (RS), Bonh Hass (RS), Clauber (RJ) e Afonso Florence (BA). 
Participaram representando os órgãos do Governo Federal: Edson Marcos Anhaia (Coordenação de Educação do Campo da SECADI/MEC), Érica Coutinho (Coordenação Nacional PRONERA/INCRA) e Fernando Amaral (Diretor de Transferência Tecnológica da EMBRAPA).

No âmbito do ato foram lançados os livros: “Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil” de Paolo Nosella e prefácio do educador Demerval Saviani e “Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade” organizados por João Batista Begnami e Thierry De Burghgrave. Selma Beltrão representando a EMBRAPA parceira na publicação do segundo livro reafirmou o interesse de continuar apoiando a UNEFAB.
O presidente da UNEFAB Antônio Baroni Rocha avaliou como positivo o evento e que ajudará no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil.

Texto: Damião Santos. Fotos: João Paulo Reis Costa.

0 comentários:

Postar um comentário