quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MDA, FETAET e prefeito eleito cobram inauguração da EFA de Esperantina-TO


No final do mês de novembro, representantes do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, da FETAET - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins, além do prefeito eleito, Professor Bina, estiveram na Secretária Estadual de Educação para cobrar do secretário de educação, Danilo de Melo, a inauguração da Escola Família Agrícola Padre Josimo, município de Esperantina, região do Bico do Papagaio no Tocantins, que aguarda os desentraves do Governo do Estado para funcionar.
A unidade de ensino agrícola de Esperantina vai atender alunos do campo de 12 municípios da região. Na proposta da Escola Família Agrícola, a cada mês, os estudantes permanecem na unidade educacional durante 15 dias, e nos outros 15, realizam as atividades práticas em casa. No período em que os educandos estão em suas propriedades, outra turma faz o revezamento na escola.
Segundo a coordenadora do Território da Cidadania do Bico do Papagaio, Maria Senhora, que é também presidente da Associação da Escola de Esperantina, com o apoio dos municípios atendidos a unidade escolar irá proporcionar aos alunos formação para que possam optar por permanecer no campo ou dar continuidade aos estudos na cidade. “Vamos preparar esses meninos e meninas para a cidadania, dando a eles condições de escolher que o melhor caminho para eles e as famílias. Seja no campo, levando melhorias para a propriedade onde mora, seja na cidade, enfrentando um vestibular, eles estarão prontos para os desafios”, destaca.
Para o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Agostinho Chaves, o saldo da reunião foi positivo. “A nossa intenção era ajustar esses detalhes e verificar a viabilidade da escola funcionar já para o ano letivo de 2013”. De acordo com Agostinho, o prédio da escola, construído com recurso do MDA, já está concluído. “As instalações e equipamentos estão prontos para receber os alunos. Falta agora definirmos a data da inauguração, a quantidade de turmas e alunos que serão atendidos”.
O prefeito eleito de Esperantina, Professor Bina, resaltou a importância da escola para a vida dos jovens da comunidade local. Bina que é nascido e criado na região, disse que este novo modelo de ensino valoriza a cultura local e fomenta o desenvolvimento de habilidades latentes existente nas habilidades locais.

Fonte: Folha do Bico.

0 comentários:

Postar um comentário