terça-feira, 13 de novembro de 2012

Equipe Pedagógica da UNEFAB se reúne em Brasília

Aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro de 2012, em Brasília, reunião da EPN - Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. A reunião foi realizada no Anexo I, Sala 401, do MEC - Ministério da Educação. A atividade contou com a participação de representações das Associações Regionais, do presidente da UNEFAB, Antonio Baroni, da secretária executiva, Iara Ribeiro Silva e do assessor em Brasília, João Batista Begnami.
No primeiro dia, a EPN se reuniu com representações do Ministério da Educação e discutiu entre outros assuntos, a inclusão das Escolas Famílias Agrícolas no Censo Escolar (para que as escolas possam receber recursos do Fundeb), a possibilidade de participação dos CEFFAs em programas federais como o PRONATEC e o PRONACAMPO, entre outros assuntos.
Diante do posicionamento pouco animador do MEC em relação aos CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância, Antonio Baroni acredita que será necessário articular com deputados da bancada de apoio em Brasília, reuniões com outras instâncias como a CONEC - Comissão Nacional de Educação do Campo do MEC, para que possa fluir no sentido do encaminhamento das pautas.
Nos dia 8 de novembro, a EPN discutiu a sua composição de membros e representados, indicados pelas Associações Regionais. A equipe definiu também pela necessidade de fazer a escolha o mais breve possível da nova coordenação.
Um outro ponto pautado foi o da elaboração da 12a edição da Revista de Formação por Alternância. A revista, prevista para ser lançada em maio de 2013, será publicada novamente em parceria com a Embrapa - Informação Tecnológica. O tema, assim como na 11a edição, lançada em dezembro de 2011, será "Educação do Campo". O conteúdo da publicação já foi definido. A meta é que a 13a edição também seja lançada no próximo ano.
No último dia de encontro foi proposto um trabalho por Idalino Firmino (AMEFA) em que a equipe apresentou metas de um ideal para daqui a três anos. Após as proposições e sugestões, os resultados desta elaboração foram divididos tematicamente nos eixos associativismo, pedagógico, administrativo, econômico/financeiro e político.
Iara destacou no final do encontro que será discutida na reunião do Conselho Deliberativo da UNEFAB uma proposta de construção de ações pontuais da EPN para o ano de 2013. A expectativa é que o trabalho da equipe seja intensificado para o próximo ano, fortalecendo a área pedagógica das EFAs e dos regionais e da própria UNEFAB, conforme defendeu o presidente Antonio Baroni.

Participantes da Reunião da Equipe Pedagógica Nacional:
Adair Pozzebon
Antonio Baroni Rocha
Aparecida Maria Fonseca
Enéas Santos
Gilmar Vieira Freitas
Idalino Firmino dos Santos
Jilton Vitorino
João Batista Begnami
Joaquim de O. Nogueira
Joel Duarte Benísio
Maria da Conceição
Marleide Alves das Neves
Nilson dos Santos
Revelino Sebastião N. Freitas
Rute Maria dos Santos
Taciana Araújo Cavalcante
Telma dos S. F. Reis

Foto: Myrane Gonzaga.

0 comentários:

Postar um comentário