quinta-feira, 31 de março de 2011

Conselho da AIMFR se reúne em Brasília

Nos dias 28 a 30 de março de 2011, o Conselho de Administração da AIMFR - Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural realizou a reunião ordinária do ano em Brasília - DF.
A AIMFR representa as diferentes instituições promotoras de Escola de Formação por Alternância para jovens do meio rural. Essas Escolas (quase 1.300 distribuídas por países da África, América, Ásia, Europa e Oceania) envolvem em processos de desenvolvimento local a mais de 150.000 famílias rurais.
A AIMFR foi fundada em Dakar (Senegal) em 1975, como organismo de caráter educativo e familiar para todos os países do mundo sem distinção de raça ou ideologia, segundo o artigo 1 de seus Estatutos. Desde o começo, está convencida de que o desenvolvimento e a promoção do meio rural são levados a sério quando os jovens e os adultos - as famílias e os profissionais - são capazes de modificar suas atitudes juntos depois de analisar a situação de seu respectivo entorno de vida mediante o intercâmbio de experiências.
A AIMFR, segundo o artigo 4 de seus Estatutos, define que "Os CEFFAs são centros de educação e formação profissinal e geral integral, para jovens do meio rural, qualquer que seja sua origem e sua formação anterior, que se caracterizam pelos princípios fundamentais seguintes: A alternância educativa que permite uma formação associada: profissional e geral; A participação das famílias constituídas em associações de base, na formação, na gestão e no funcionamento ordinário de cada Centro e, por extensão, em todo o meio rural; A educação e a formação integral das pessoas que favoreça a promoção pessoal e coletiva; A promoção e o desenvolvimento do meio em que se integram, assim como a animação social e cultural que promove a formação permanente.
Estiveram presentes na reunião: Otacílio Echenagusía - Uruguai (presidente); José Milani Filho - Brasil (vice-presidente); Xavier Michelin - França (vice-presidente); Pedro Puig Calvó - Bélgica (secretário geral); Roberto Garcia-Marrirodriga - Espanha (secretário geral adjunto); Roberto Tuzinkiecich - Argentina (Tesoureiro); e os membros do conselho André Campeau - Canadá; Geraldo Bacalini - Argentina; Idalgizo Monequi - Brasil; Serge Cheval - França; Antonia das Graças Santos Silva - Brasil; Davi Baumann - Peru; Antonio Baroni da Rocha - Brasil; Gabriel Tirapu - Espanha.

Texto: Luiz Peixoto.
Fonte: UNEFAB. Revista da Formação por Alternância. Ano 6 - n. 10 - Julho de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário